quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Três livros para enriquecer nosso conhecimento!



Eu adoro livros e de livro novo gosto mais ainda. Noite de autógrafo para mim é um programa perfeito. Então hoje a noite vai ser boa porque tenho três motivos para ficar feliz. A Selo Negro Edições lança a Coleção Retratos do Brasil Negro, hoje das 19 às 22 horas, na Livraria Argumento, na Rua Dias Ferreira, 417, Leblon . A coleção aborda a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.
Você já deve estar se perguntando: o que que isso tem a ver com subúrbio ? Bem a primeira biografia é de Nei Lopes, um carioca de Irajá, comprometido com sua terra e com a cultura de seu povo. Sempre criativo em suas realizações, ele vem enriquecendo o panorama da cultura nacional com a singular capacidade de elaborar e interpretar a dimensão mais densa e profunda da africanidade no país. Sua vasta obra intelectual e musical constitui um rico acervo de informações e ideias sobre a cultura afro-brasileira, além de refletir de maneira magistral a luta antirracista no país.
Já a segunda biografia, da jornalista Rosane Borges, contempla a história de Sueli Carneiro, ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. Feminista e intelectual, fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli é uma das personalidades políticas mais instigantes da atualidade. Entender sua história de vida, suas influências e as mudanças concretas geradas por sua militância é compreender parte do cenário espacial, político e geográfico do movimento social negro contemporâneo.
Abdias Nascimento, o terceiro biografado da coleção, é um dos maiores pensadores negros do mundo. Sua luta pela igualdade racial e sua vida marcada por desafios são fielmente registradas nesta biografia: da infância humilde à criação do Teatro Experimental do Negro, passando por suaatuação como deputado federal. No livro, a jornalista Sandra Almada recupera a vida e a obra desse dramaturgo, ator, acadêmico, político, artista plástico, poeta e militante reconhecido internacionalmente, resgatando as origens de sua combatividade.
E agora entendeu ?
Três livros para enriquecer nosso conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário